Visitas

Visitas:
contador free

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Extrato de Chá Verde e Oxidação Lipídica


Extrato de Chá Verde e Oxidação Lipídica
Saúde & Qualidade de Vida - Curiosidades
Um recente estudo realizado pela Sociedade Americana de Nutrição avalia os efeitos do extrato do chá verde sobre a oxidação das gorduras
Há duas décadas, tem-se buscado estratégias de intervenção para aumentar as taxas de oxidação da gordura principalmente durante o exercício de resistência, pois esta oxidação vai reduzir o uso do glicogênio muscular, retardando assim, o aparecimento da fadiga e aumentando o desempenho no exercício.
Uma série de estudos tem observado o efeito positivo do extrato do chá verde no metabolismo da gordura em repouso e no exercício.
O chá verde é produzido a partir da planta Camellia sinensis que é rica em polifenóis e cafeína. O chá é fabricado através da fermentação plena das folhas, portanto preserva uma grande quantidade do teor de polifenóis que vão promover uma alteração no metabolismo da gordura tanto no repouso como durante o exercício.
Estas alterações incluem a regulação positiva da expressão enzimática de genes do metabolismo de gordura no músculo esquelético e da regulação negativa dos genes adipogênicos no fígado. No entanto, sem provas a partir de estudos com humanos, este mecanismo continua a ser bastante especulado.
Dulloo et al.(1999) um dos pioneiros na investigação do extrato do chá verde observaram um aumento significativo na oxidação da gordura em um curto prazo após a ingestão. Esta oxidação alcançou um valor de 20% a mais quando comparada com a cafeína.
Auvichayapat et al.(2008) observaram os efeitos do extrato do chá a longo prazo e concluiram que homens e mulheres que tomaram o chá durante doze semanas, tiveram seu metabolismo energético aumentado, potencializando assim a oxidação da gordura.
Resultados muito promissores foram encontrados por Maki et al.(2009) onde a ingestão do chá foi associada ao exercício físico. Os pesquisadores relataram que adultos com sobrepeso obtiveram redução na área de gordura abdominal, seguindo um programa de treino e ingestão diária de chá por doze semanas.
Embora muitas evidências sejam relatadas, certamente estudos futuros são necessários para elucidar os efeitos do extrato do chá verde sobre o metabolismo da gordura e seus mecanismos subjacentes. Contudo sabe-se que uma alimentação equilibrada e exercícios físicos são indispensáveis a quem procura bons resultados.
Artigo: The Effectt of Green Tea Extract on the Fat Oxidation at Rest and During Exercise : Evidence off Eficacy and Proposed Machanisms.
Autor: Adrian B. Hodgson et al.
Jornal: Advances in Nutrition na International Review Journal
Ano: 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário