Visitas

Visitas:
contador free

sábado, 26 de abril de 2014

Curiosidade: entenda seu exame de sangue.

No exame de sangue geralmente é pedida a contagem de lipídeos: triglicerídeos e colesterol e de lipoproteínas: HDL, LDL e VLDL. Esse controle feito nos exames é de grande importância, pois o descontrole da quantidade de lipídeos no organismo estão associados à doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e até ao câncer. Por isso, vamos entender passo a passo o que cada um representa.
Como já dito, os triglicerídeos são gordura de reserva. Quando a quantidade se ácidos graxos no sangue está elevada, eles são transformados em triglicerídeos e armazenados no tecido adiposo, ou tecido de gordura. Por isso, se o seu triglicérides está alto, é sinal de que está com gordura excessiva, procure ajuda de um profissional e modere o consumo de gorduras e carboidratos.
O colesterol é um tipo de lipídeo encontrado no sangue e, como todo lipídeo, é insolúvel em água. Mas, o sangue é 80% água, então como o colesterol consegue ser transportado pelo sangue já que não se mistura com ele? Existem estruturas quimicas chamadas lipoproteínas (HDL, LDL, VLDL) que fazem o transporte do colesterol pelo sangue.
Então, na verdade, HDL, LDL e VLDL que aparece nos exames não é colesterol, é uma lipoproteína que transporta o colesterol. Assim, se você tiver muito colesterol no sangue, você também terá muita lipoproteína para "carregá-lo".
HDL: chamado "colesterol bom", é a lipoproteína que sequestra o colesterol em excesso nos tecidos e o leva através do sangue para ser degradado no fígado.
LDL: chamado "colesterol ruim", é a lipoproteína que transporta o colesterol através do sangue para os tecidos extra-hepáticos.
VLDL: Precursor do LDL, também leva colesterol e triglicerídeos do fígado para os tecidos extra-hepáticos através do sangue.

FONTE: http://nudritiva.blogspot.com.br/2010/07/lipideo-vilao-ou-mocinho.html

STHEFANNY DE MELO RIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário