quarta-feira, 7 de maio de 2014
Saúde e qualidade de vida — crianças
Macronutrientes são nutrientes necessários ao organismo em maiores quantidades e que conferem os valores de energia que os alimentos fornecem. São constituídos por carboidratos, proteínas e lipídios e a unidade de medida é o grama. Cada um dos macronutrientes essenciais exerce sua função específica no organismo e o equilíbrio alimentar do ser humano depende da proporção ideal entre eles.
Do ponto de vista nutricional, os carboidratos são considerados a fonte primária de energia para o organismo. Dividem-se em duas categorias:
- carboidratos simples: compostos de uma ou duas moléculas de glicose ou de outro açúcar como a frutose, lactose ou sacarose (mono e dissacarídeos)
- carboidratos complexos: compostos por centenas de moléculas de glicose, como o amido.
Os lipídios são compostos heterogêneos de substâncias insolúveis em H2O e solúveis em solventes orgânicos. Suas principais funções, nas células e tecidos, são: servem como reserva energética (tecido adiposo) e estrutural (membrana celular lipoprotéica); quando metabolizados pela célula fornecem 9,40 Kcal de energia (2,25 vezes mais energia que os carboidratos); são fontes de ácidos graxos essenciais; são precursores de substâncias essenciais à vida, tais como prostaglandinas, esteróides, hormônios; auxiliam a absorção de vitaminas e outras substâncias lipossolúveis; desempenham função isolante de proteção dos animais ao meio ambiente.
As proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (entre 15.000 e 20.000.000) e são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um número grande de moléculas de aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. As proteínas são indispensáveis para o crescimento e o nitrogênio contido em sua composição molecular deve ser fornecido em quantidade adequada à síntese protéica requerida para um crescimento normal e para renovação e o reparo tecidual.
Sthefanny de Melo Rios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário