O perfil lipídico é um grupo de testes que são normalmente solicitados em conjunto para determinar o risco de doença cardíaca coronária. Os testes que formam um perfil lipídico têm-se mostrado bons indicadores da possibilidade de ter um ataque cardíaco ou AVC provocados pela obstrução dos vasos sanguíneos.
Que exames estão incluídos num perfil lipídico?
O perfil lipídico inclui o colesterol total, o colesterol HDL (muitas vezes denominado como “bom” colesterol), o colesterol LDL (muitas vezes denominado como “mau” colesterol) e triglicerídeos. Por vezes a informação inclui valores adicionais calculados, tais como a relação colesterol/colesterol HDL, ou cálculos de risco baseados nos resultados do perfil lipídico, da idade, do sexo e de outros fatores de risco.
Como se utiliza o perfil lipídico?
O perfil lipídico é utilizado para auxiliar os clínicos a decidirem de que forma uma pessoa em risco deverá ser tratada. Os resultados do perfil lipídico são considerados em conjunto com outros fatores de risco de doença cardíaca conhecidos, para estabelecer um plano de tratamento e seguimento.
Como se determina o tratamento?
O tratamento baseia-se no risco global de desenvolver doença cardíaca coronária. Define-se um objetivo para o valor do colesterol LDL e se o valor do colesterol LDL estiver acima do objetivo definido, é necessário o tratamento. Os objetivos são:
O primeiro passo para tratar níveis elevados de colesterol LDL centra-se na mudança do estilo de vida –especificamente pela escolha de dietas pobres em gorduras saturadas e pela realização de exercício físico. Pode ser necessário o aconselhamento de um nutricionista acerca das mudanças dietéticas.
Se uma dieta pobre em gordura e o exercício físico não forem eficazes na redução dos níveis de colesterol LDL para o valor definido como objetivo, o passo seguinte será o tratamento farmacológico. Há várias classes de medicamentos que são eficazes na diminuição da concentração de colesterol LDL. O colesterol LDL será analisado regularmente para assegurar a eficácia do medicamento. Se com este tratamento não atingir o valor do colesterol LDL desejado, o médico pode aumentar a dose do medicamento ou, prescrever um segundo medicamento.
Quais são os fatores de risco (em conjunto com o colesterol LDL elevado) para doença cardíaca coronária?
Os fatores de risco são:
Tabagismo
Nota: uma elevada concentração de colesterol HDL (60 mg/dl ou mais) é considerada como um “fator de risco negativo” e a sua presença permite eliminar um fator de risco do total.
Francisca Robéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário