As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático.As vitaminas lipossolúveis são as vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.
Vitamina A: O hidrocarboneto amplamente insaturado β-caroteno é o precursor da vitamina A, também conhecida como retinol.O β-caroteno é abundante nas cenouras,mas também está presente em outros vegetais, especialmente nos amarelos.Um derivado da vitamina A tem função essencial na visão quando se liga a uma proteina chamada opsina, serve como sitio de reação fotoquímica primaria da visão.Faz a manutenção da integridade das células epiteliais (particulamente dos olhos, trato respiratório, digestivo, nervoso e urinário).
α-Caroteno · β-Caroteno · Retinol · Tretinoina
Ingestão Diária Recomendada - IDR
População | Quantidade (µg RE) |
Adultos | 600 |
Lactentes | 375 (0-6 meses) e 400 (7-8 meses) |
Crianças | 400*, 450** e 500*** |
Gestantes | 800 |
Lactantes | 850
|
Fonte: Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. Legenda: *1-3 anos, **4-6 anos, ***7-10 anos
Alimentos ricos em vitamina A :acerola, vegetais verdes e amarelos (alface, couve, espinafre, salsa, batata-doce, cenoura), gordura, leite, manteiga, queijo, ovo, fígado e outras vísceras, sardinha.
Vitamina D: é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo, sendo também conhecida como Vitamina D antirraquítica e colecalciferol. A vitamina D apresenta-se na forma de vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol), sendo essa um dos compostos mais importantes.A vitamina D3 é processada no organismo para formar derivados hidroxilados, que são as formas metabolicamente ativas dessa vitamina.A presença de vitamina D3 leva a maior sintese de uma proteina de ligação Ca2+,o que, por sua vez, aumenta a absorção de calcio alimentar nos intestinos. Esse processo resulta em absorção de calcio pelos ossos.Uma deficiencia de vitamina D pode provocar o raquitismo. As diversas formas de vitamina D tem um papel essencial na regulação do metabolismo do calcio e do fosforo. Metabolismo mineral, formação da casca, fisiologia óssea, regula fisiologia renal para reabsorção do Ca sanguíneo.
D2 (Ergosterol) · D3 ( Pré-vitamina D3, Colecalciferol, 25), Ácido calcitroico) · D4 (Diidroergocalciferol) ·D5 · Danalogues (Alfacalcidol)
Ingestão Diária Recomendada - IDR
É difícil estabelecer uma dose diária recomendada para a vitamina D, dada influência da exposição ao sol e influência de fatores ambientais, como latitude, estação do ano, hora do dia e de fatores relacionados ao próprio indivíduo e aos seus hábitos. (cerca de 10 mg ou 400 UI. )
Alimentos ricos em vitamina D:óleos de fígado de peixes e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos.Ovos e margarina enriquecidas também são consideradas fontes dessa vitamina. A exposição do corpo aos raios do sol leva à síntese desta vitamina pelo organismo.
Vitamina E:A forma mais ativa de vitamina E é o α-tocoferol.Nos ratos, a vitamina E é necessaria para a reprodução e a prevenção da doença distrofia muscular.Não se sabe se essa necessidade existe os humanos. Uma propriedade quimica bem estabelecida da vitamina E é que ela é um antioxidante.Apresenta um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais das espécies reativas de oxigênio (EROS) que são formadas metabolicamente ou encontradas no ambiente.Sendo que o α -tocoferol com maior atividade biológica é o mais abundante antioxidante lipossolúvel nos tecidos, plasma e no LDL colesterol.A baixa ingestão de vitamina E causa agregação plaquetária, anemia hemolítica, degeneração neuronal (pois causa lesão na bainha de mielina) e redução de creatinina sérica.Promove a Imunidade, antioxidante (previne a formação de peróxidos a nível celular), prevenção de falhas reprodutivas, estrutura muscular .
Tocoferol · Tocotrienol · Tocofersolan
Ingestão Diária Recomendada - IDR
cerca de 10 mg
Alimentos ricos em vitamina E: abacate, avelã, aveia, batata doce, brócolos, cereais integrais, noz, trigo.
Vitamina K: A vitamina K, ou vitamína anti-hemorrágica, denota um grupo de compostos lipofílicos derivados do isopreno. O nome vem do dinamarques koagulation, porque essa vitamina é um fator importante o processo de coagulação do sangue.Sabe-se definitivamente que a vitamina K é necessaria para modificar a protrombina e outras proteinas envolvidas o processo de coagulação.As formas naturais de vitamina K são a filoquinona ou vitamina K1 (2-metil-3-fitil-1,4-naftoquinona), encontradas em hortaliças e óleos vegetais, e as menaquinonas ou vitamina K2, majoritariamente sintetizadas por bactérias.Algumas desordens gastrointestinais, como a obstrução do duto biliar, doença inflamatória intestinal, pancreatite crônica que estão relacionadas a uma absorção de gordura deficiente, promovem também baixa absorção da vitamina K. Doenças no fígado também podem interferir no metabolismo da vitamina K. Além disso, a baixa ingestão de alimentos em conjunto com tratamentos a base de antibióticos que promovem a destruição da microbiota, reduzem a obtenção dessa vitamina e podem levar à carência da mesma.
Naftoquinona · Filoquinona(K1) · Menaquinonas (K2) · Menadiona (K3)‡ · Menadiol (K4)
Ingestão Diária Recomendada - IDR
2 mg por quilo de peso.
Alimentos ricos em vitamina A K: arroz integral, ervilha, tomate, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), óleos vegetais, carne, fígado, leite, microflora intestinal (fornece cerca de 50% das necessidades diárias).
Referencias :
Bioquimica (Mary K. Campbell e Shawn O. Farrell)
-Valentina Gullini