Visitas

Visitas:
contador free

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lipídios, o que é?

Os Lipídios, assim como os carboidratos e as proteínas constituem os Macronutrientes. 

O Lipídio é um termo geral para um grupo heterogêneo que inclui :
  • Óleos
  • Gorduras
  • Ceras
  • E Compostos Correlacionados

Tipos De Lipídeos:

  • Lipídeos Simples
  • Lipídeos Compostos 
  • Lipídeos Derivados
Lipidios2

Para Que Serve:

  • Reserva energética
  • Possui funções Estruturais
  • Possui Funções Protectoras,
  • Possui Funções Vitamínicas
  • e Funções Hormonais

Onde Encontramos :

  • Carnes
  • Aves
  • Peixes
  • Derivados de Leite ( Queijo, requeijão, creme de Leite entre outros )
  • Lipídios Vegetais ( Azeite, óleo de Canola entre outros )

Curiosidades:

Quando comparado com os carboidratos e as proteínas, os lipídios é o macronutriente que mais possui calorias por grama.
 
Carboidratos 4kcal por cada Grama
Proteínas 5 Kcal por cada Grama
Lipídios 9 kcal por cada Grama


STHEFANNY DE MELO RIOS

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tipos de gorduras...

gordura


Apesar da fama de feias e más, as gorduras são importantes para nosso corpo. Elas são fontes de energia, fornecendo 9 calorias por grama, e têm boas doses de vitaminas e ácidos graxos essenciais, responsáveis por manter as paredes das células funcionando em boas condições. Para saber o tipo e a quantidade de gordura de um alimento, fique de olho na tabela de informação nutricional que vem no rótulo da embalagem. Mas não abuse: na média, nosso consumo diário de gordura não deve ultrapassar 30% da ingestão calórica total.



        
                 Francisca Robéria D. Dantas.
Ffr           


 







Vitaminas Lipossoluveis

As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático.As vitaminas lipossolúveis são as vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.

Vitamina A: O hidrocarboneto amplamente insaturado  β-caroteno é o precursor da vitamina A, também conhecida como retinol.O  β-caroteno é abundante nas cenouras,mas também está presente em outros vegetais, especialmente nos amarelos.Um derivado da vitamina A tem função essencial na visão quando se liga a uma proteina chamada opsina, serve como sitio de reação fotoquímica primaria da visão.Faz a manutenção da integridade das células epiteliais (particulamente dos olhos, trato respiratório, digestivo, nervoso e urinário).
α-Caroteno · β-Caroteno · Retinol · Tretinoina

Ingestão Diária Recomendada - IDR

PopulaçãoQuantidade (µg RE)
Adultos600
Lactentes375 (0-6 meses) e 400 (7-8 meses)
Crianças400*, 450** e 500***
Gestantes800
Lactantes850
Fonte: Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. Legenda: *1-3 anos, **4-6 anos, ***7-10 anos

Alimentos ricos em vitamina A :acerola, vegetais verdes e amarelos (alface, couve, espinafre, salsa, batata-doce, cenoura), gordura, leite, manteiga, queijo, ovo, fígado e outras vísceras, sardinha. 



Vitamina Dé o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo, sendo também conhecida como Vitamina D antirraquítica e colecalciferol. A vitamina D apresenta-se na forma de vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol), sendo essa um dos compostos mais importantes.A vitamina D3 é processada no organismo para formar derivados hidroxilados, que são as formas metabolicamente ativas dessa vitamina.A presença de vitamina D3 leva a maior sintese de uma proteina de ligação Ca2+,o que, por sua vez, aumenta a absorção de calcio alimentar nos intestinos. Esse processo resulta em absorção de calcio pelos ossos.Uma deficiencia de vitamina D pode provocar o raquitismo. As diversas formas de vitamina D tem um papel essencial na regulação do metabolismo do calcio e do fosforo. Metabolismo mineral, formação da casca, fisiologia óssea, regula fisiologia renal para reabsorção do Ca sanguíneo.
D2 (Ergosterol · D3 ( Pré-vitamina D3Colecalciferol25)Ácido calcitroico · D4 (Diidroergocalciferol ·D5  · Danalogues (Alfacalcidol)

Ingestão Diária Recomendada - IDR

É difícil estabelecer uma dose diária recomendada para a vitamina D, dada influência da exposição ao sol e influência de fatores ambientais, como latitude, estação do ano, hora do dia e de fatores relacionados ao próprio indivíduo e aos seus hábitos. (cerca de 10 mg ou 400 UI. )

Alimentos ricos em vitamina D:óleos de fígado de peixes e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos.Ovos e margarina enriquecidas também são consideradas fontes dessa vitamina. A exposição do corpo aos raios do sol leva à síntese desta vitamina pelo organismo.


Vitamina E:A forma mais ativa de vitamina E é o α-tocoferol.Nos ratos, a vitamina E é necessaria para a reprodução e a prevenção da doença distrofia muscular.Não se sabe se essa necessidade existe os humanos. Uma propriedade quimica bem estabelecida da vitamina E é que ela é um antioxidante.Apresenta um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais das espécies reativas de oxigênio (EROS) que são formadas metabolicamente ou encontradas no ambiente.Sendo que o α -tocoferol com maior atividade biológica é o mais abundante antioxidante lipossolúvel nos tecidos, plasma e no LDL colesterol.A baixa ingestão de vitamina E causa agregação plaquetária, anemia hemolítica, degeneração neuronal (pois causa lesão na bainha de mielina) e redução de creatinina sérica.Promove a Imunidade, antioxidante (previne a formação de peróxidos a nível celular), prevenção de falhas reprodutivas, estrutura muscular .
Tocoferol  · Tocotrienol   · Tocofersolan

Ingestão Diária Recomendada - IDR

 cerca de 10 mg

Alimentos ricos em vitamina Eabacate, avelã, aveia, batata doce, brócolos, cereais integrais, noz, trigo.


Vitamina K: vitamina K, ou vitamína anti-hemorrágica, denota um grupo de compostos lipofílicos derivados do isopreno. O nome vem do dinamarques koagulation, porque essa vitamina é um fator importante o processo de coagulação do sangue.Sabe-se definitivamente que a vitamina K é necessaria para modificar a protrombina e outras proteinas envolvidas o processo de coagulação.As formas naturais de vitamina K são a filoquinona ou vitamina K1 (2-metil-3-fitil-1,4-naftoquinona), encontradas em hortaliças e óleos vegetais, e as menaquinonas ou vitamina K2, majoritariamente sintetizadas por bactérias.Algumas desordens gastrointestinais, como a obstrução do duto biliar, doença inflamatória intestinal, pancreatite crônica que estão relacionadas a uma absorção de gordura deficiente, promovem também baixa absorção da vitamina K. Doenças no fígado também podem interferir no metabolismo da vitamina K. Além disso, a baixa ingestão de alimentos em conjunto com tratamentos a base de antibióticos que promovem a destruição da microbiota, reduzem a obtenção dessa vitamina e podem levar à carência da mesma.
Naftoquinona · Filoquinona(K1) · Menaquinonas (K2) · Menadiona (K3) · Menadiol (K4)

Ingestão Diária Recomendada - IDR

 2 mg por quilo de peso.

Alimentos ricos em vitamina A K: arroz integral, ervilha, tomate, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), óleos vegetais, carne, fígado, leite, microflora intestinal (fornece cerca de 50% das necessidades diárias).

Referencias :
Bioquimica (Mary K. Campbell e Shawn O. Farrell)

-Valentina Gullini







CURIOSIDADES SOBRE LIPÍDIOS
Constituem a principal forma de armazenamento de energia no corpo e nos alimentos.
São parte de todas as células e transportam algumas vitaminas no sangue. Cada grama de lipídio fornece nove calorias. Os lipídios, quando ingeridos em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, derrames e câncer e podem levar à obesidade e ao diabetes. Suas fontes podem ser de origem animal (manteiga, carnes, leite, etc.) que tendem a ser saturadas e prejudiciais, ou de origem vegetal (óleo de oliva, milho ou canola), que são, geralmente, insaturadas e mais saudáveis.
Deve-se limitar sua ingestão em aproximadamente vinte e cinco por cento das calorias totais. Sua carência pode causar dificuldade de metabolização das vitaminas A, D, E e K e o seu consumo excessivo pode causar obesidade e problemas cardiovasculares.
 
Fonte:
http://silviaaraujo028.blogspot.com.br/2011/10/curiosidades-lipidios-e-glicidios.html 
Márcia Kühn

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Absorção de lipídeos

O fígado sintetiza a bile e a vesícula biliar armazena e a solta no lúmen intestinal. A Bile é responsável por formar micelas. Tanto a digestão quanto a absorção de lipídeos dependem dessa formação de micelas. O contato entre os produtos da digestão dos lipídeos e a membrana apical dos enterócitos só é possível quando estes produtos estão complexados com os sais biliares formando as micelas mistas. Estas micelas ficam com a parte hidrofílica pra fora e são solúveis no meio aquoso do intestino nas membranas com a borda em escova (principal local de absorção).  Os produtos da digestão dos lipídeos são, junto do polo apical dos enterócitos, libertados das micelas mistas e absorvidos.





Observação: Admite-se que uma parte dos produtos da digestão dos lipídeos seja absorvida sem a intervenção de transportadores proteicos. No entanto, também existem dados que apontam para a intervenção de transportadores nos casos dos ácidos graxos de cadeia longa (10-18C), do 2-monoacilglicerol e do colesterol. Os ácidos graxos de cadeia curta e cadeia média ( menos de 10C) são pouco abundantes e são absorvidos para a veia porta. Algum glicerol que se forma no processo digestivo também é absorvido da mesma forma.

Ao contrário dos aminoácidos e dos glicídios, que passam através do fígado antes de atingirem a circulação geral, os lipídios, em sua maioria, não são absorvidos via sistema porta hepático.



ABSORÇÃO PREJUDICADA DE LIPÍDEOS

Uma má absorção de lipídeos pode resultar em um aumento de gordura nas fezes. Esteatorréia é a doença caracterizada pela presença excessiva de gordura nas fezes (acima de 6 gramas por dia). Estas apresentam coloração acinzentada ou clara, odor fétido e flutuam na água. Logo é importante verificarmos as fezes, pois caso flutuem, pode significar alta ingestão de lipídeos ou até mesmo problemas de absorção ou digestão destes macronutrientes.
Distúrbios como fibrose cística  -  pâncreas  (causando  uma  digestão  precária)  e  encurtamento  do  intestino  (causando diminuição na absorção).

Fonte: http://bioquimicadaobesidade.blogspot.com.br/2013/01/absorcao-de-lipideos.html

Priscilla Vasconcelos

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lipídios: Serão eles vilões?
As duas substâncias mais conhecidas dessa categoria orgânica são as gorduras e os óleos. Se por um lado, esses dois tipos de lipídios preocupam muitas pessoas por estarem associadas a altos índices de colesterol no sangue, por outro, eles exercem importantes funções no metabolismo e são fundamentais para a sobrevivência da maioria dos seres vivos. Um dos papéis dos lipídeos é o de funcionar como eficiente reserva energética. Ao serem oxidados nas células, geram praticamente o dobro da quantidade de calorias liberadas na oxidação de igual quantidade de carboidratos. outro papel dos lipídios é o de atuar como eficiente isolante térmico, notadamente nos animais que vivem em regiões frias. Depósitos de gordura favorecem a flutuação em meio aquático; os lipídios são menos densos que a água.


Além desses dois tipos fundamentais de lipídios, existem outros que devem ser lembrados pelas funções que exercem nos seres vivos. São as ceras, os fosfolipídios, os esteróides, as prostaglandinas e os terpenos.
fonte :http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica3.php
Márcia Kühn

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Curiosidade

Os lipídios produzem mais do dobro de energia que os carboidrato e proteínas ,alem disso, devido a sua hidrofilicalidade e extrema insolubilidade em água, os triacilglicerois são armazenados de forma desidratada reduzindo o volume ocupado. Os triacilglicerois são muito leves e ricos em energia devido a grande quantidade de hidrogênios na estrutura ,economizando peso para a locomoção dos organismos.

-Valentina Gullini

Lipídios nossos de cada dia

Os lipídios,chamados de gordura também, são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética , isolante térmico , além de colaborar na composição da membrana plasmática das células.Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas):
triglicérides, os fosfolipídios, os cerídeos e os esteróidesOs lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

Os lipídios mais conhecidos são os triglicérides. São encontrados no leite, na gema de ovo, nas carnes, no óleo de algodão, amendoim, milho, arroz e soja. Podem ser encontrados em frutos como abacate e coco e em animais, como no óleo de fígado de bacalhau. 

Os fosfolipídios contêm apenas ácidos graxos unidos a uma molécula de glicerol.Os ácidos graxos são classificados em saturados e insaturados.Os mais abundantes na gordura animal. Deposita-se principalmente em células adiposas. As moléculas dos ácidos graxos insaturados ocorrem nos óleos presentes em plantas, como o girassol, o milho e a canola, e em alguns peixes como o salmão e o bacalhau. 


Os cerídeos são representados pelas ceras, como a do ouvido humano, da carnaúba e do favo de abelha. 


Por fim ,os esteróides, os mais complexos. O grupo dos esteróides compreende os hormônios sexuais, os corticosteróides, o colesterol, os sais biliares do fígado e a vitamina D. O excesso de esteróides pode ser prejudicial à saúde humana, provocando a arteriosclerose. 


-Valentina Gullini
Referencia: www.todabiologia.com